Os maiores modeladores não se limitam a introduzir a originalidade no mundo. Eles criam culturas que deflagram a originalidade nos outros. - Adam Grant
Falar de inovação em uma empresa protagonista como a global Colgate - Palmolive é muito desafiador, visto que o pequeno negócio de William Colgate iniciou na cidade de Nova York produzindo sabonetes e velas em 1809, hoje é uma potência no desenvolvimento de um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta.
Os amigos Daniel e Gerson da Innoway , uma plataforma incrível que ajuda a entender e implementar a cultura de inovação nas organizações com o uso de data analytics, trouxeram um desafio muito legal: desenvolver e rodar um programa de inovação na Colgate, usando a Innoway como instrumento de gestão da cultura e a nossa abordagem metódica para os processos de facilitação.
Nossa parceria batizou esse projeto de Agile Way, pois partia da premissa que os participantes se apropriassem das metodologias ágeis para a aplicação no ambiente de negócios, tendo a partir de iniciativas do planejamento estratégico o exercício de desdobra-los por meio do design thinking e do agile.
O programa se desenvolveu por 3 meses, em uma jornada de desenvolvimento intenso, skin in the game. Com squads de trabalho atuando em projetos específicos (os moonshots), rodaram as sprints semanalmente dentro do princípios ágeis e centrados em pessoas (design thinking). Também tiveram muito conteúdo de profissionais com experiência compartilhando as práticas e como trazer os conceitos para o dia a dia corporativo.
Assim, a comunidade da Colgate teve 2 experiencias compondo o Agile Way, que apesar de distintas, muito sinérgicas em seus objetivos:
Agile Business School | Moonshots |
Assíncronos, conteúdos e workshops | Síncronos, facilitação dos squads |
Online | Online |
Grandes grupos de discussão | Squads com mentores e facilitadores |
Para +- 100 participantes | Para +- 35 participantes |
Foco no aprendizado e sensibilização | Foco na experiência prática |
No Agile Business School eles tiveram acesso a 2 formações dentro da Drin Academy no respectivos cursos: Design Thinking e Gestão Ágil, além de workshops práticos em temas como Os fundamentos do Agile, Design Thinking, Construindo um MVP, Gestão Ágil e Pitch.
Para um aprofundamento sobre as experiências dos participantes aplicando as abordagens, principalmente nos desdobramentos dos moonshots e nos seus dia a dia de trabalho, diversas sessões de mentoria coletiva e masterclasses estavam dentro do programa para compartilharem seus desafios e com a ajuda de especialistas e mentores acelerarem o crescimento dos participantes.
Na camada de gestão do programa e cultura organizacional, o papel da Innoway foi fundamental para acompanhar e compreender como as competências de inovação estavam se desenvolvendo nos participantes. Fundamentada numa robusta base de ciência comportamental, pesquisa e de UX, tanto a tecnologia quanto a metodologia aplicadas foram cruciais para o entendimento das estratégias aplicadas e as devidas tomadas de decisão tanto do cliente quanto das consultorias envolvidas.
Periodicamente eram coletados juntos aos participantes diversos dados, que progressivamente, iam apresentando tendencias e movimentos do desenvolvimento da cultura de inovação em seus mais diversos aspectos
A figura acima ilustra o fluxo continuo de desenvolvimento do programa, partindo de um kick off de alinhamento e já uma primeira medição do cenário atual vigente pela Innoway, seguindo para as fases e seus respectivos sprints, culminando no final do processo em um demoday de apresentação das soluções de cada moonshot e o panorama final da cultura desenvolvida.
Somo apaixonados em desenvolver programas, esses sistemas gameficados de desenvolvimento de competências por meio da criatividade e da inovação, fomentando uma cultura intraempreendedora por verdadeiros resolvedores de desafios das organizações. Esse projeto incrível nos desafiou muito e trouxe grandes aprendizados tanto na gestão quanto na facilitação de práticas dessa magnitude, pois envolviam desafios estratégicos e de alta complexidade (imagina o que é isso para uma empresa como a Colgate), além de termos times totalmente remotos em facilitações intermediadas por tecnologias diversas.
Gratidão a todos os envolvidos, grande case desenvolvidos em muitas mão. É de deixar um grande sorriso em todos nós.
Igor Drudi
Comments