Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que num ano de conversação.
Platão
Desafios complexos e muitas vezes ambíguos por muitas vezes tem no componente humano e não no racional (métrico, matemático) boa parte das suas soluções. Ótimo! E se a resolução desse desafio for transformadora o suficiente para os envolvidos realmente saírem fora da curva quanto a criatividade e e aplicabilidade das soluções propostas, como também super se engajarem em fazer acontecer?
Olha só o que a Lego desenvolveu.
LEGO® SERIOUS PLAY® (LSP) é uma metodologia que utiliza blocos de Lego em exercícios direcionados para construir estruturas que representam metaforicamente contextos e modelos de negócios, identidades, times e até gestão de marca.
Baseado em extensa pesquisa em desenvolvimento organizacional , psicologia e técnicas de aprendizagem, o LSP usa o contexto de “play” (jogar) para permitir que executivos , gerentes e funcionários se comuniquem de forma mais eficaz , estimulando a imaginação e cocriando valor com maior confiança.
LEGO® SÉRIO PLAY® é construído sobre um processo que decorre docore das peças e do sistema de construção LEGO.
Procurando uma ferramenta para maximizar a capacidade de imaginação e inovação dentro da empresa, o Grupo LEGO percebeu que a solução poderia estar no próprio sistema LEGO®: assim como a empresa por décadas tinha dito as crianças para “construírem seus sonhos", talvez aos adultos poderia ser dito para que construam suas visões para a estratégia futura.
E nesta experiencia, várias vantagens estão implícitas na aplicação do método:
Com LEGO é possível assumir riscos em contextos simulados, compartilhar visões a partir de metáforas criadas sobre os modelos construídos e assumir compromissos pessoais para obter resultados
As peças LEGO são ferramentas lúdicas, abertas, atrativas e informais.
O LEGO é fácil de usar e menos intimidante do que uma folha em branco ou os números de uma planilha
Os bloquinhos são muito flexíveis para construir e representar sistemas, processos, cenários, projetos e ideias.
O LEGO® SÉRIO PLAY® é uma facilitação utilizada para reuniões, sessões de comunicação e processos de resolução de problemas, no qual os participantes são conduzidos através de uma série de perguntas em um exame mais e mais profundo do assunto.
Alinhado com práticas de Design Thinking e premissas de outros modelos de facilitação, atividades como:
Planejamento estratégico
Branding
Estratégia de Produto
Design de Serviços
Teambuilding
Modelos de Negócio e desenvolvimento de Proposta de Valor
Fomente a criatividade e a inovação, sem perder o foco em resultado e aplicabilidade com um processo mais engajador e sinérgico. A metodologia não é uma "dinâmica" ou algum mero entretenimento parecido, mas uma poderosa ferramenta para oportunizar soluções que reuniões tradicionais não proporcionam.
No modelos tradicionais de reunião, em geral 20% dos interlocutores acabam dominando 80% do dialogo. Seja por autoridade ou seja pelo perfil mais extrovertido, muitas vezes aquele talento mais introspectivo do time não vai entregar o seu potencial em um modelo de trabalho baseado em discurso e no "vender o peixe". Talento, neste contexto, pode ser um colaborador da empresa, um fornecedor ou até mesmo um cliente que participe do processo cocriando a solução.
Muito fundamentada em princípios da psicologia como o Construtivismo (aprender pela experiencia) e o Construcionismo (aprender pelo construir), orientada que todo problema ainda é um problema pois a solução precisa ser aprendida pela reflexão de um grupo, em vista que um desafio complexo não trata-se de um problema explícito com uma solução banal e previsível.
O processo já conta muitos facilitadores certificados pelo mundo (sou um deles, yes!!) e muita experiencia compartilhada e refinada na comunidade internacional, em negócios de diversos portes e com N abordagens.
As fotos neste artigo são workshop que facilitei com os mais diferentes objetivos, experiencias práticas do Lego Serious Play com abordagens de Design Thinking, Design de Serviços, reflexões corporativas e processos de tomada de decisão.
Um grande abraço e até mais!
Igor Drudi
DRIN
Comments