COMPARTILHANDO NOSSOS APRENDIZADOS DO DIA A DIA

Buscar

Inovação Corporativa: Como transformar o jeito de ser do seu negócio

Atualizado: Set 15

''Se Inovação se dá pela criação de novas soluções que tenham valor percebido pelo mercado, a Inovação Corporativa se dá pela adoção dessa premissa de forma transversal em todo empreendimento e suas áreas de atuação''


A inovação tem sido colocada no mapa estratégico e metas de organizações de segmentos diversos, no entanto, de acordo com realidade de cada uma destas, faz-se necessário a análise de aspectos que possam impulsioná-la, ou então, eliminar barreiras que podem estar limitando sua performance. Muitos desses limitadores são aspectos organizacionais como cultura, estrutura e modelo de gestão, que acabam por refletir nas entregas de valor e competitividade da organização.


A McKinsey & Company divulgou uma pesquisa que mostrava que mais de 80% das pessoas acreditam que a inovação é importante para a estratégia de crescimento de um negócio. A mesma porcentagem se encaixa quanto à questão do risco que os modelos de negócios sofrem atualmente. Diante disso, existe um ponto importante para se salientar em que mostrou que somente 6% se mostraram satisfeitos com o desempenho da inovação tanto do empreendimento, quanto das pessoas, o que se interpreta o desafio e a necessidade das pessoas aprimorarem esse movimento no ambiente corporativo.


Se inovação se dá pela criação de novas soluções que tenham valor percebido pelo mercado, a inovação corporativa se dá pela adoção dessa premissa de forma transversal em todo empreendimento e suas áreas de atuação. Essas entregas, de novas e melhores soluções, são comumente originadas por um jeito de ser e fazer inovador.


Inovação corporativa é um termo relativamente novo que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das ciências organizacionais, tornando-se eixo estratégico de planejamento e visão dos empreendimentos. O elemento chave quando abordamos sobre o tema vai além do desenvolvimento de um novo produto, serviço ou expansão de mercado, chegando ao core da modelagem dos negócios e na cultura destes, analisando a forma de gerir um empreendimento.


Uma cultura de inovação é desejável para a maioria das empresas, no entanto, não é algo simples de se criar e principalmente, sustentar. Muitas caem no mito de devem ter muita diversão, uma linguagem jovem e descolada parecida com a imagem que as startups vendem por aí. Cuidado.



Ter uma energia positiva, otimista e engajadora frente ao desafios organizacionais não significa pufes, cultura nerd e vídeo game, mas sim comportamentos intraempreendedores refletidos nos rituais, nos artefatos e nas recompensas que o negócio apresenta em seu modelo de gestão. Cada organização terá a sua forma muito particular e autêntica de expressar isso, se aproximar de uma cultura de startup não é se maquiar de startup.


A mudança de cultura é crucial para negócios que querem aplicar inovação corporativa pois de fato, faz-se necessário uma gestão mais horizontal. Quando se trata da implementação dela, estes precisam dedicar recursos à projetos experimentais, desenvolvimento das pessoas, estimulando a criatividade, liberdade na proposição de ideias, autonomia e cultura de testes por exemplo, onde se erra e se aprende rápido, idealizando sempre a melhoria contínua.


Criar um ambiente seguro e propício para novas ideias é um grande passo para que as organizações tenham a inovação presente, no entanto, existem um conjunto de características que juntas, ajudam a criar e sustentar um ambiente para inovação corporativa. Algumas destas são:


1) Tolerância ao fracasso e ao erro, mas não à incompetência;

2) Cultura de experimentação. Testes, testes e mais testes;

3) Comunicação positiva e um ambiente de confiança para que esta ocorra;

4) Colaboração, autorresponsabilidade e responsabilidade coletiva;

5) Organização horizontal com menos hierarquia e sem pesos de crachás;

6) Menos burocracia nos processos;

7) Apoio e fomento da alta gestão à inovação;

8) Desenvolvimento de uma cultura intraempreendedora.


Estas características são encontradas em ambientes organizacionais que possuem um mindset digital e ágil. Nas grandes corporações por exemplo, esse processo de mudança é implementado de forma evolutiva, não evolutiva, buscando uma forma segura por meio de muitos experimentos, encontrar a melhor modelagem de trabalho. Isso acontece por meio do redesign organizacional focado nas competências estratégicas, que transforma a cultura, o clima e qualifica a aquisição a manutenção de talentos. Isso tudo se desdobra em inovações que proporcionam melhor posicionamento de mercado, seja devido à entrega de novos produtos, canais, processos ou da própria modelagem do negócio. Com isso, além de ter maior valor percebido pelos stakeholders, consegue-se obter maior eficiência, otimização de processos, expansão da rede e parcerias, sustentabilidade do negócio, aprendizagem contínua e colaborativa.


PROGRAMA DE INOVAÇÃO CORPORATIVA



''Não sabemos por onde começar o movimento de inovação corporativa'' Essa é uma das frases que ouvimos muito.

O programa de inovação corporativa é um movimento onde cria-se um ambiente seguro para que os colaboradores de uma organização possam interagir de forma transparente e colaborativa, cocriando novas ideias e soluções para diferentes áreas do negócio. A seguir, apresentamos uma estrutura base dos grandes marcos a qual trilhamos usualmente em um Programa de Inovação Corporativa.



Assim como qualquer inovação, a inovação corporativa também não tem um método ou receita pronta. Em nossos programas, mais do que trazer uma metodologia fechada para execução, desenvolvemos um diagnóstico que nos faz compreender as reais necessidades da organização, e após isso, cocriamos de forma colaborativa com o negócio a jornada ideal a ser percorrida.


A abertura da alta gestão para esse movimento é imprescindível. Se esta não estiver sensibilizada, acreditando no projeto, fomentando e apoiando o movimento, dificilmente uma cultura para inovação se desenvolverá e sustentará. Por isso, para nós é fundamental uma etapa de sensibilização das lideranças, para que estes tenham em mente a importância da criação e sustentação de ambientes seguros para tais práticas e transformações culturais.


Mais do que ultrapassar pelo programa conhecendo temas e novas abordagens, os participantes têm uma experiência real e prática de resolução de problemas de ponta à ponta, saindo do desafio à solução e aprendendo como a gerir esse processo, se desenvolver e desenvolver todo seu time.


Um kick off que revela os principais desafios do empreendimento faz parte da nossa jornada, colocando à prova a necessidade e a possibilidade de resolução de problemas dentro da organização. Mas como fazer isso? Uma série de temáticas são abordadas, com práticas e técnicas para inovação que mostrarão a direção até a entrega das soluções finais. Temas como criatividade, agile, proposta de valor, persona, modelagem de negócio, métodos de pesquisa e validações, inteligência de dados, MVP, pitch e outros estão inerentes em nossos programas de inovação corporativa.


Ao final nosso último encontro, o qual chamamos de Demoday, para celebração dos aprendizados, vitórias e conquistas, reforçando o engajamento dos times e comemorando os resultados tanto das entregas, quanto da mudança de mindset dos participantes.


Criar e desenvolver novas e melhores soluções sejam de produtos, serviços ou na própria modelagem dos negócios se tornou imprescindível para a estratégia e sustentabilidade destes. Um programa de inovação corporativa pode te ajudar a resolver tudo isso transformando a cultura e o modelo de gestão do seu empreendimento.


Quer conhecer mais sobre nossos programas? Entre em contato com a gente!


Aproveite e faça já nosso diagnóstico e saiba o nível da cultura de inovação do seu negócio:



Espero que gostem e que tenham ótimos resultados.


Um super abraço (virtual), e até a próxima!







Camila Bardini

DRIN

Impact Hub Floripa Primavera

Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia ACATE

Salas 1-2

Rod. José Carlos Daux, 4150 - Saco Grande, Florianópolis - SC

  • YOUTUBE  - DRIN Drudi Inovação em Negócios
  • Linkedin  - DRIN Drudi Inovação em Negócios
  • Facebook - DRIN Drudi Inovação em Negócios
  • Instagram - DRIN Drudi Inovação em Negócios
logo_DRIN_01.png

Drudi

Inovação em Negócios