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Propósito em negócios multicanais

Já parou pra pensar em porque você faz o que você faz? Quais motivos te levam a fazer repetidamente seu trabalho?


São por essas perguntas que começamos a pensar e definir nosso propósito, o objetivo maior que nos guia no dia a dia em nossas atividades.


Mark Twain dizia que há dois dias importantes em nossas vidas: o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê. Quando temos clareza de onde queremos chegar, a direção é nítida, bem como o caminho a ser percorrido.


Trago um exemplo de caminho para definição de propósito que pode lhe ajudar: pensando nisso, um empreendedor pode perceber que seu objetivo principal é ganhar mais dinheiro.


Mas qual o objetivo desse dinheiro a mais? Conforto para a família? Desenvolvimento profissional e pessoal? Defender e apoiar uma causa? Buscar a raiz dos seus objetivos é o que vai trazer o propósito. No exemplo citado, não é o dinheiro o objetivo, mas sim o conforto da família, o desenvolvimento pessoal e profissional...


Pensando em seu propósito como empreendedor chegamos também ao propósito da sua empresa.

Qual o objetivo raiz da entrega do seu produto ou serviço? Qual a solução você está trazendo para o cliente em potencial? Os valores e propósitos defendidos pela empresa precisam ser autênticos e alinhados com o posicionamento da mesma também em outras esferas.


Parafraseando Sêneca, “se uma pessoa não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Isso vale tanto para perspectivas internas da empresa como para a imagem difundida externamente. Empresas que não se posicionam ao seu propósito genuíno, perdem a conexão com seu consumidor e consequentemente, seu valor perante os mesmos.


Não podemos esquecer que propósito engaja! Há estudos científicos que dizem que quando explicamos o propósito de algo para alguém, é ativado o cérebro límbico, o mesmo utilizado para processar sentimentos e tomada de decisão. Por isso a importância de compartilhar seu propósito, tanto com cliente interno quanto externo.

A comunicação de propósito ao seu público, pode ir além de propostas de valor ou campanhas. Ele pode estar implícito em um artigo ou entrevista para imprensa, posts nas mídias sociais, conteúdo de sites, entre outros.


Podemos utilizar como exemplo atual os influencers que lançam suas próprias marcas de produtos. Eles são uma marca oriunda do marketing digital, porém, migram para o físico a partir do momento que lançam produtos não digitais. Dessa forma, o desafio é transmitir o seu propósito já conhecido entre o público do digital, para o público do físico e que o mesmo faça sentido para ambos.




Influenciadora e empreendedora Bianca Andrade inaugura seu escritório para ampliar negócios da marca a Boca Rosa Company.

Quando o cliente entende e compartilha o propósito de uma marca ou empresa, ele não apenas vira um consumidor recorrente, ele passa a ser um consumidor leal. Aquele que compra, promove, indica, compartilha e defende a visão de mundo ao qual compartilha.

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