COMPARTILHANDO NOSSOS APRENDIZADOS DO DIA A DIA

Buscar

Ressignificando as formas de trabalho diante do COVID-19

Atualizado: Ago 31

Devemos esperar de braços cruzados as coisas voltarem ao normal ou nos movimentarmos o quanto antes para se adaptar aos novos cenários?

Para quem está parado esperando as coisas voltarem ao normal, muito apegado aos antigos modelos de negócios existentes pré-pandemia, sinto informar, mas as coisas não voltarão a ser como eram antes.


Junto à chegada desses novos cenários, percebemos também a mudança nas formas de trabalho, o que vem nos provocando à reinvenções em diversos contextos da nossa vida pessoal e profissional. Diante disso, os empreendimentos por exemplo, devem pensar na recriação de empregos e vidas seguras que sejam produtivas e saudáveis para os colaboradores. Em todas as áreas, o board deve analisar esse novo cenário de experimentos com trabalhos totalmente remotos e em larga escala, para que de forma criativa, saudável e produtiva, definam melhores formas de se desempenhar no mundo dos negócios.


Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você e sua organização repensarem como o trabalho poderá realizado com melhores práticas no futuro.

1 - Ressignifique as forma de se trabalhar em conjunto


Durante a mudança das atividades de forma obrigatória na pandemia, algumas organizações apenas alteraram seus processos para o meio remoto, replicando o que muitas vezes já era feito com menos recorrência. No entanto, isso funcionou para alguns empreendimentos, mas para outros não.


Na hora de repensar um novo modelo de desenvolvimento das atividades, é importante que se tenha o envolvimento do time e dos funcionários, para que de forma criativa e diversa eles possam trazer seus desafios, percepções, ampliando o repertório e criando um leque de possibilidades que possa atender à todos ou pelo menos, a maioria.


É um momento também para se discutir sobre os valores e cultura do negócio, revendo as formas de interação, rituais e práticas que vão fazer com que a cultura seja promovida e sustentada dentro da organização. Repensar e ressignificar processos e práticas nesse momento, trará resultados por meio de um modelo de operação que aproveita melhores formas de trabalho seja presencial ou remota.


Aproveite e saiba qual o nível da cultura de inovação do seu negócio:


2 - Ressignifique os locais de trabalho para as novas necessidades


Acredito que todos conhecemos, de forma geral, o layout de um escritório. Composto por algumas salas particulares, outras compartilhadas, salas de reunião e espaços de uso social e em conjunto. Essas características contemplam de forma bem abrangente a maioria dos escritórios e poucos foram criados pensando em sustentar práticas organizacionais muito específicas e personalizáveis.


A maioria destas, foram projetadas para atividades e interações realizadas de forma presencial. Diante disso, vale analisar, quais são os principais objetivos dentro de uma organização com os seus espaços de trabalho? com qual frequência realiza-se às reuniões e é possível que estas sejam feitas em um modelo híbrido? de quais maneiras acontece e com qual a consistência realiza-se o trabalho colaborativo?


Bom, as atuais e principalmente as futuras formas de trabalho, tem a tecnologia como subsídio central, no qual as organizações precisarão gerenciar as reais necessidades e possibilidades do trabalho presencial. Diante disso, para manter a colaboração, produtividade e a cultura de aprendizagem contínua no ambiente corporativo, a limitação dos escritórios físicos precisam ser ampliadas. Assim, uma mesa envolvida por um grupo de pessoas é substituídas por salas virtuais e as trocas são realizadas por plataformas de colaboração e gerenciamento síncrono e assíncrono.


3 - Ressignifique todo contexto de forma criativa


Ao invés de pensar sempre de uma forma incremental, é importante que os negócios façam uma análise de cenário ampliem as possibilidades com foco nas pessoas que o compõem, sempre buscando novas e melhores soluções que possam promover os resultados que se deseja quanto à sinergia entre colaboração, bem-estar, produtividade e boa experiência de trabalho para o atingimento dos objetivos de todos.


Conheça também 10 percepções de como manter a criatividade e o engajamento dos times


De qualquer modo, a transformação é essencial, olhar para tudo isso buscando o diferente é imprescindível. Seja se tratando do tamanho, formato, flexibilidade e modalidades de ocupação dos espaços, com uso presencial, híbrido ou remoto. Pré-pandemia, espaços com essa flexibilidade ocupavam apenas 3% do mercado, no entanto, dados da Mckinsey já apontam que isso vinha crescendo em média 25% nos últimos anos, com grandes probabilidades de vermos novos dados nos próximos meses mostrando como isso se intensificou nesse período.


As formas criativas de se repensar em todo esse contexto, não melhoram apenas as formas de se trabalhar e os novos modelos de layouts para os novos comportamentos e necessidades, mas sim em toda a economia. Isso porque tem-se notado que itens como custos de capital, operações, manutenções e estruturas puderam ser reduzidos drasticamente, otimizando diversos processos dentro de um negócio. Mesmo que de forma forçada neste primeiro momento, percebe-se esse movimento como um aprendizado para que novas ideias oriundas da criatividade possam ser mantidas em um contexto pós COVID-19.



Objetivando melhor planejamento para os ambientes de trabalho, remodelando as funções e proporcionando novas e melhores experiências para as pessoas, é possível aumentar os níveis de produtividade reduzindo custos em um ambiente seguro para o alcance dos objetivos.

Saiba mais sobre pessoas, empatia e os nossos negócios clicando aqui


Vamos juntos em busca de uma ambiente de trabalho mais saudável e sustentável?


Espero que gostem e utilizem essas dicas em seu dia-a-dia.


Um abraço (virtual), e até a próxima!







Camila Bardini

DRIN

Impact Hub Floripa Primavera

Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia ACATE

Salas 1-2

Rod. José Carlos Daux, 4150 - Saco Grande, Florianópolis - SC

  • YOUTUBE  - DRIN Drudi Inovação em Negócios
  • Linkedin  - DRIN Drudi Inovação em Negócios
  • Facebook - DRIN Drudi Inovação em Negócios
  • Instagram - DRIN Drudi Inovação em Negócios
logo_DRIN_01.png

Drudi

Inovação em Negócios